Pillowmed

Noites seguidas de sono insuficiente podem causar diversas alterações no organismo e, consequentemente, efeitos indesejáveis, como indisposição e cansaço. Além disso, pessoas que dormem pouco tendem a ser mais ansiosas, acumulam mais gordura no corpo e gastam menos energia durante o dia. Com isso, elas apresentam mais chances de engordar e pouca propensão a seguir dietas regradas.

Por outro lado, dormir bem emagrece, pois auxilia na regulação de hormônios como a leptina e a grelina, importantes para o controle do apetite. Assim, o ideal é dormir entre seis e horas horas por noite para repor as energias e regular as funções corporais.

Neste post, vamos explicar como uma boa noite de sono pode auxiliar no emagrecimento. Confira!

Qual a relação entre dormir bem e emagrecimento?

O sono tem inúmeros benefícios sobre o corpo, pois atua como um verdadeiro regulador das funções biológicas. Quando dormimos, as gorduras são transformadas em energia de maneira mais rápida.

No entanto, é necessário dormir, no mínimo, sete horas por noite para que o metabolismo se acelere. Dessa maneira, os hormônios ficam regulados, você se alimenta com equilíbrio e, consequentemente, emagrece.

Assim, o sono afeta o organismo de várias maneiras, fazendo com que a perda de peso se torne mais fácil, principalmente se for aliado a uma rotina saudável. Confira, a seguir, os efeitos que uma boa noite de sono tem sobre o emagrecimento.

Reduz o estresse

Os hormônios produzidos em situações de estresse, como o cortisol e a adrenalina, aumentam com a falta de sono e, quando estão elevados, impossibilitam a formação de massa magra e a queima de gordura. Além disso, aumentam os níveis de açúcar sanguíneo, dificultando o emagrecimento.

Ajuda a comer menos

Quando ficamos muito tempo acordados, o apetite e a sensação de fome aumentam. Ao contrário, uma noite de sono adequada pode impedir a vontade de comer, além de diminuir a predisposição a se alimentar mal durante o dia.

Promove a queima rápida de gordura

Outro efeito provocado por uma boa noite de sono é a produção do hormônio GH, que acelera o metabolismo, ajudando na queima mais rápida de gordura. Ademais, é por meio do sono que a produção do hormônio do estresse (cortisol) é reduzida.

Como dormir mal favorece o ganho de peso e gordura?

Os hormônios são responsáveis pelo ganho de peso e gordura. Enquanto dormimos, a produção do hormônio leptina, encarregado da sensação de saciedade, aumenta, enquanto a de grelina, responsável pela fome, diminui. Assim, poucas horas de sono desregulam esses hormônios e diminuem o ritmo do metabolismo, fazendo com que a queima calórica seja menor e que ocorra um armazenamento maior de gordura.

Além disso, dormir pouco também produz maior quantidade de cortisol, o hormônio do estresse e responsável pela resistência à insulina, que pode causar diabetes e ganho de peso.

Se você tinha dúvidas se dormir bem emagrece, saiba que uma boa noite de sono é essencial para regular os hormônios da fome. Por isso, para conseguir dormir direito, a escolha de um colchão adequado deve ser prioridade na hora de montar um quarto. Além disso, mantenha o local escuro e evite o consumo de cafeína, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos.

Gostou deste post? Então, compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que seus amigos também saibam a relação entre sono e emagrecimento!

Veja mais: Pillowmed | Colchão massageador | Pillowmed preço

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *