Pillowmed

O ronco é um distúrbio que provoca ruídos devido à dificuldade na passagem do ar pelas vias aéreas, podendo causar até mesmo apneia do sono. Além de perturbar quem está por perto, o problema diminui a qualidade do sono, provocando cansaço, sonolência diurna, falta de concentração, entre outros. Por provocar vários incômodos, muitas pessoas se perguntam como tratar o ronco.

Uma de suas principais causas é a interação de fatores anatômicos individuais, como a obesidade ligada a outras condições, como o tamanho das narinas. Além disso, maus hábitos, como comer muito antes de deitar, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e fumar também podem contribuir para a piora do quadro.

Neste post, vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre como tratar o ronco. Confira!

Como o ronco atrapalha o sono?

A maioria das pessoas ronca porque apresenta um sobrepeso na região do pescoço. A gordura migra para a região da traqueia, o que provoca um estreitamento da via respiratória, causando uma vibração na garganta, que gera o ruído do ronco.

Além disso, a postura incorreta do travesseiro ou um inchaço nas amígdalas também podem causá-lo. Pessoas que dormem com o travesseiro muito baixo ou alto, com altura desproporcional ou inclinam demais o pescoço podem ter interferência no estreitamento da via respiratória.

O barulho pode acordar o parceiro durante a noite e provocar cansaço, já que a pessoa não dorme bem, deixando o indivíduo com déficit de atenção e mau humor durante o dia. Ademais, quem ronca não tem um sono profundo e, consequentemente, não descansa e pode passar o dia todo com a sensação de exaustão.

Quais os malefícios causados pelo ronco?

Muitas pessoas com sobrepeso roncam mais do que pessoas com o peso ideal. Isso acontece porque as camadas de gordura na região da traqueia e do pescoço dificultam a passagem de ar.

Se não tratado, o problema pode se tornar apneia, que consiste naquele ronco que interrompe a respiração por alguns segundos. Assim, a pessoa pode ter um derrame ou sofrer uma parada cardiorrespiratória.Cerca de 5 minutos sem oxigênio no cérebro já é suficiente para gerar diversos problemas de saúde.

Ademais, o ronco e a apneia do sono causam insônia, e a pessoa geralmente acorda estressada e cansada, pois costuma dormir pouco durante a noite.

Quais os tratamentos para o ronco?

O tratamento do ronco envolve a mudança no estilo de vida. Confira, a seguir, os principais deles.

Durma de lado

Dormir de barriga para cima e de bruços são as piores posições para quem sofre com o ronco. Por causa da retração da língua para trás e pela ação da gravidade, existe um estreitamento da passagem de ar, aumentando a vibração dos tecidos da faringe. Por isso, o ideal é dormir de lado, direito ou esquerdo para evitar a obstrução.

Perca peso

A deposição de gordura pode ocorrer na região do pescoço, prejudicando a passagem de ar devido ao estreitamento da faringe. Assim, o tratamento do ronco mais eficiente é a perda de peso, que deve ser acompanhada por um especialista.

Evite consumir álcool

O álcool, assim como alguns medicamentos para dormir, relaxa a musculatura do corpo. Isso faz com que ocorra um afrouxamento exagerado dos músculos, já que eles costumam ficar mais relaxados durante o sono. Assim, mesmo quem não ronca pode apresentar o problema nos dias em que consumir bebidas alcoólicas.

Identifique problemas anatômicos

A obstrução da respiração pode ser causada por um problema anatômico, como o desvio de septo nasal. Nesse caso, somente a cirurgia é capaz de acabar com o ronco.

Outros problemas comuns que provocam o ronco são as amígdalas aumentadas. Por isso, o ideal é sempre procurar um médico para que ele possa avaliar a situação.

Trate alergias respiratórias

Muitas pessoas que sofrem com alergias, como rinite alérgica, podem ficar com o nariz constantemente entupido, contribuindo para o ronco. O barulho é decorrente do esforço feito para respirar e, portanto, a solução do problema é o tratamento da alergia respiratória.

Use um aparelho de ronco

Para os casos de ronco simples, existe um aparelho que, quando colocado na boca, aumenta o espaço da passagem de ar, o que impede a vibração.

Ele é feito de silicone e é encaixado na arcada dentária inferior e superior, puxando a mandíbula para frente, permitindo que o canal da passagem de ar fique maior. Esse aparelho pode ser feito por médicos especializados ou mesmo por dentistas.

Como o uso do travesseiro pode interferir?

Muita gente não sabe, mas um travesseiro adequado é uma ótima opção para resolver o problema do ronco. O ideal é escolher um que alinhe o pescoço com a coluna, como um travesseiro anti-ronco.

Esse travesseiro apresenta uma espuma com densidade progressiva, não sendo nem muito mole e nem muito dura. Ela corrige o peso da cabeça no travesseiro, o que promove a postura correta do pescoço em relação à coluna. Além disso, o travesseiro tem um formato anatômico, fazendo com que a cabeça fique perfeitamente encaixada, aumentando o conforto e igualando a rota do pulmão para a coluna.

Assim, escolha um que apresente um formato anatômico para que o encaixe da cabeça fique alinhado com o pescoço e coluna. Com isso, a traqueia ficará livre e, consequentemente, a respiração ficará normal.

Um travesseiro adequado tem uma anatomia que leva em conta o peso do cérebro. A pessoa pode respirar normalmente, prevenindo ou evitando o ronco. Logo, o oxigênio entrará na corrente sanguínea e nos pulmões de maneira mais eficaz e o indivíduo terá um sono profundo.

É muito importante lembrar que quem ronca não dorme bem, interferindo diretamente na qualidade de vida. Além disso, é essencial evitar que o problema não progrida para uma apneia, que pode gerar derrame ou uma parada cardiorrespiratória. Portanto, aplique algumas mudanças no seu estilo de vida e invista na aquisição de alternativas que auxiliam na diminuição do problema, como um travesseiro adequado.

Gostou do post sobre como tratar o ronco? Então, assine a nossa newsletter para receber o nossos conteúdos diretamente em seu e-mail!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *