Os malefícios de uma noite mal dormida vão além de bocejos, irritação e cansaço no dia seguinte. Ter poucas horas de sono pode afetar a pressão arterial, o que aumenta o risco de hipertensão. Essa doença é um mal silencioso e não apresenta sintomas, dificultando o diagnóstico.
Assim, dormir bem é essencial para fortalecer o sistema imunológico e restabelecer o organismo, além de beneficiar o sistema cardiovascular. Durante o sono, a pressão arterial e a frequência cardíaca são diminuídas, como uma forma de regeneração e descanso do sistema cardíaco.
Neste post, vamos mostrar como uma noite mal dormida influencia na pressão arterial, podendo causar hipertensão. Confira!
O que acontece com o coração quando dormimos?
Quando dormimos, todo o nosso corpo passa por um período de restabelecimento e descanso, incluindo o cérebro e o coração. Nas fases profundas do sono, produzimos hormônios que controlam a circulação. Se você tem uma noite de sono ruim (menos de seis horas por noite), cai o nível dessas substâncias e o fluxo de sangue é afetado.
Isso acontece porque o sistema nervoso simpático não é desligado e, assim, o organismo entende que o coração e o cérebro não devem descansar, mantendo a frequência cardíaca e a pressão arterial elevadas.
Como o sono ruim pode afetar a pressão arterial?
A dificuldade no descanso noturno pode agir como se a pessoa estivesse sob um estado frequente de estresse. Assim, uma noite mal dormida aumenta a atividade da adrenalina no organismo, o que deixa-o em estado de alerta, como se fosse um estado de estresse.
Como a hipertensão é conhecida como doença silenciosa, que pode deteriorar órgãos sem provocar sintomas de dor, as pessoas que não dormem bem durante a noite precisam medir a pressão arterial frequentemente.
Se a pressão marcar 140 x 90 mmHG ou mais, é considerada pressão alta. A doença não apresenta cura, mas existe tratamento para controlá-la. Logo, é muito importante marcar uma consulta com um cardiologista para que ele possa avaliar se é preciso ou não tomar medicamento.
Como dormir melhor e evitar a hipertensão?
Aumentar as horas e a qualidade do sono ajuda a controlar os problemas, como falta de memória, estresse e pressão alta. Confira, a seguir, como ter uma boa noite de sono.
Escolha um travesseiro e colchão adequados
De modo geral, o travesseiro precisa ficar entre 5 e 10 centímetros de altura, para que a coluna fique em uma posição bastante confortável. Assim como o travesseiro, a escolha de um bom colchão precisa ser prioridade na hora de montar um quarto.
Assim, quem tem problema na coluna precisa tomar ainda mais cuidado, já que são sensíveis à qualidade do colchão onde dormem.
Mantenha o quarto escuro
Quando o quarto em que dormimos está claro, o nosso organismo não produz melatonina, hormônio responsável pelo sono. Assim, quanto mais escuro estiver o cômodo, melhor a qualidade do sono.
Como vimos, uma noite mal dormida pode prejudicar a qualidade do sono e causar hipertensão. Por isso, caso esteja dormindo mal, não deixe de escolher um colchão e travesseiro adequados. Além disso, busque ajuda de um médico que poderá indicar o melhor tratamento para você.
Gostou do post e quer saber mais? Então, confira cinco dicas de como ter uma boa noite de sono!