Pillowmed

O ronco é um barulho provocado pela vibração dos tecidos da faringe quando o ar passa pela região. Mulheres na menopausa, pessoas com idade avançada e obesos apresentam mais chances de desenvolver o problema. As causas do ronco são muitas, como sobrepeso, obstrução nasal, desvio de septo, flacidez dos músculos da garganta, entre outras.

O excesso de peso pode ser uma das razões mais comuns, já que aumenta a quantidade de gordura na região do pescoço. Além disso, os efeitos do barulho intenso podem acordar o parceiro a noite e também geram cansaço, irritabilidade, fadiga e sonolência diurna excessiva, porque a pessoa não dorme bem.

Neste post, vamos apresentar as principais causas do ronco e como esse problema pode prejudicar o sono. Confira!

Ingestão de bebidas alcoólicas pode ser uma das causas do ronco

O álcool, assim como alguns medicamentos para dormir, pode relaxar a musculatura do corpo. Com isso, ocorre um exagerado afrouxamento dos músculos, já que eles ficam menos tensionados quando dormimos. Assim, mesmo que você não ronque frequentemente, pode ter problemas nos dias em que ingere bebidas alcoólicas.

Obesidade

O abdômen é a parte do corpo em que o excesso de peso é mais visível. No entanto, o acúmulo de gordura também acontece na região do pescoço, e isso pode prejudicar a passagem de ar por causa do estreitamento da faringe. Por essa razão, o tratamento do ronco costuma ser mais efetivo se ocorrer uma perda de peso.

Desvio do septo

A obstrução nasal pode ser resultante de um problema anatômico, como o desvio do septo nasal. Nesse caso, a cirurgia é capaz de reverter o problema e, consequentemente, acabar com o ronco. Outras falhas estruturais também conseguem provocar o ruído, como as amígdalas aumentadas.

Problemas na arcada dentária

Irregularidades no alinhamento dos dentes ou na arcada dentária podem favorecer o ronco. Assim, os dentes que estão em posição incorreta também são decorrentes da própria respiração bucal. Nesse caso, a solução depende do dentista e do otorrinolaringologista, que poderão tratar o problema.

Alergias respiratórias

Muitas pessoas que têm alergias respiratórias podem ficar com o nariz entupido frequentemente, contribuindo com o ronco. O barulho é resultante do esforço feito para respirar e, com isso, a solução é tratar a alergia.

Sono de barriga para cima

Deitar de barriga para cima pode piorar o problema de quem ronca. Isso acontece por causa da retração da língua para trás e pela ação da gravidade, que estreita a passagem de ar e aumenta a vibração da faringe. Assim, o ideal é dormir de bruços ou de lado.

Se você não conhecia as causas do ronco, saiba que diversos fatores podem contribuir para o problema. Além disso, o som pode interferir tanto no sono da pessoa quanto o de quem dorme junto dela, o que proporciona irritação. Por tal razão, se você sofre com o ronco, não deixe de procurar um especialista que poderá tratar o problema de forma correta.

Gostou do post? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

Veja mais: Pillowmed | Colchão Macio ou firme | Pillowmed valor | Pillowmed preço

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *