Pillowmed

É normal que, com o passar da idade, músculos, órgãos e sistemas funcionem de um jeito diferente. Também há mudanças em certos comportamentos, a exemplo da hora de dormir. Como resultado, o sono na terceira idade passa por grandes modificações.

Apesar de essas transformações serem naturais e esperadas, é fundamental se preparar para elas. Com as medidas ideais, é possível manter a qualidade do descanso e ainda ajudar a ampliar a saúde ao evitar a insônia.

Quer entender melhor como são as alterações desse período? Continue a leitura e saiba tudo!

Quais são as transformações do sono na terceira idade?

Verdade seja dita: adormecer na terceira idade não é como durante as outras fases da vida. O corpo é diferente e, portanto, o hábito fica distinto. É muito comum que as pessoas nessa fase tenham dificuldade em manter o descanso ao longo da noite. Isso gera a famosa reclamação de acordar várias vezes, o que prejudica a qualidade do sono.

Tal fato ocorre pois os idosos têm maiores dificuldades em pegar no sono. O tempo entre deitar e dormir se torna maior, o que reduz o período de descanso. Para piorar, também fica leve, então acordar é mais fácil. Em geral, a explicação é a diminuição no tempo do sono REM, que é a fase profunda e “pesada”. Como resultado, há uma perda na eficiência desse momento tão importante.

Todas essas mudanças fazem com que seja mais difícil para um idoso dormir 8 horas por noite. Esses são aspectos que prejudicam a qualidade do sono, o que o torna menos reparador.

Qual é a importância de uma boa noite de sono?

Apesar de todas as transformações no sono na terceira idade, uma coisa não muda: a relevância de dormir bem. Essa fase merece destaque porque garante que o corpo possa descansar e se refazer para o dia seguinte.

A atividade cerebral também sai ganhando. Pesquisas mostram que a falta de sono aumenta o nível de proteínas relacionadas ao Alzheimer. Isso significa que não dormir o suficiente é um fator de risco para essa doença. Assim, é essencial conseguir descansar para ter mais disposição e saúde.

Ao mesmo tempo, o cérebro não é o único responsável por alterar o padrão de sono. Nessa fase da vida, a estrutura óssea do idoso muda e exige um cuidado especial. Para obter uma boa noite, portanto, é indispensável contar com um colchão adequado.

Quais são os principais cuidados?

Para que o sono na terceira idade não seja um problema, o idoso tem que adotar algumas medidas a fim de garantir a máxima qualidade do descanso.

É preciso, por exemplo, cuidar da higiene do sono. O ideal é só se deitar quando for a hora de dormir e manter o quarto em uma temperatura agradável. Também é fundamental escolher um colchão e um travesseiro adequados.

O colchão terapêutico é a melhor pedida. Feito com material especial e com propriedades únicas, estimula a circulação do organismo, diminui as inflamações e evita dores. Sem incômodos e com a postura correta, é mais fácil dormir a noite toda.

Na hora de levantar, o idoso deve virar as pernas para o lado desejado e erguer o tronco com o apoio das mãos. Isso evita quedas pela perda de equilíbrio, de modo a aumentar a segurança.

Como visto, o sono na terceira idade passa por grandes transformações. Uma vez que o descanso continua sendo importante, é fundamental cuidar para manter a qualidade do período. Com essas dicas, será possível favorecer esse momento tão relevante.

Além desse aspecto, é essencial ter atenção a outros elementos na terceira idade. Por isso, veja outros cuidados com a saúde do idoso e saiba como conquistar a qualidade de vida nessa fase.]

Veja mais: Pillowmed | Colchão Massageador | Pillowmed Colchão | Colchão de qualidade

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *