A fibromialgia é uma doença comum que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas. Ela é caracterizada por dores musculares crônicas e difusas, além de distúrbios de sono, estresse e ansiedade.
A escolha de um colchão para fibromialgia adequado pode ser um grande aliado no tratamento. Ele pode contribuir para noites de sono tranquilas ao proporcionar conforto, amenizando as dores musculares e melhorando o bem-estar de quem sofre com o problema.
Neste post explicamos o que é a doença, a importância de uma boa noite de sono e como um colchão para fibromialgia adequado pode ajudar. Continue a leitura e saiba mais.
O que é a fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença que afeta cerca de 2,5% dos brasileiros, principalmente as mulheres. É caracterizada como uma síndrome reumática, com dores crônicas e difusas que atingem ossos, músculos e articulações.
Ela causa dores em pontos específicos, denominados pontos dolorosos. No ser humano, existem 18 pontos-gatilhos nos quais há sensibilidade à dor. Desses 18, se a pessoa sentir dor em 11, ela tem fibromialgia.
A causa da doença ainda é desconhecida e ela está associada a outros sintomas além das dores musculares. Entre eles estão dor de cabeça, distúrbios do sono, fraqueza e indisposição constantes, além de problemas gastrointestinais.
O tratamento deve ser multidisciplinar e baseado na combinação de ações farmacológicas e não farmacológicas. Nesse contexto, a fisioterapia e a escolha por um colchão e travesseiros adequados são fundamentais.
Qual a importância de uma boa noite de sono?
O sono é fundamental para o equilíbrio das funções do organismo, além de interferir diretamente no nosso rendimento no dia a dia. Durante o sono, nosso corpo e mente descansam e se recuperam, permitindo disposição e melhor desempenho nas tarefas cotidianas.
Enquanto dormimos ocorrem liberação de hormônios, relaxamento da musculatura do corpo, consolidação da memória, regulação da temperatura corporal e o fortalecimento do nosso sistema imunológico.
Quando há dificuldades para dormir, com despertares constantes, as consequências podem ser: sonolência, irritabilidade, infecções, raciocínio lento e até depressão. Sendo assim, uma boa noite de sono é essencial para manter saúde e o bem-estar tanto físico quanto mental.
Como a escolha do colchão influencia no sono?
A maioria das pessoas dorme em colchões comuns e, muitas vezes, esquece que eles têm um prazo de validade. Esses produtos duram, em média, cinco anos, e devem ser trocados após esse período.
Com o passar dos anos a espuma afunda, levando a uma postura distorcida na hora de dormir. Isso causa desequilíbrio para sustentar as estruturas corporais durante o sono. Com isso, a coluna lombar pode ficar desalinhada, comprimir as raízes nervosas e causar dores.
O colchão ideal deve sustentar e manter o alinhamento correto do corpo, promovendo o devido relaxamento muscular e influenciando na circulação sanguínea e oxigenação dos músculos e articulações. Todos esses fatores afetam diretamente na qualidade do sono e evitam dores.
Para quem tem dores crônicas também há colchões terapêuticos com pastilhas de infravermelho longo — que funcionam como anti-inflamatórios naturais — contribuindo para desinflamar articulações, nervos e músculos. Essa característica acarreta inúmeros benefícios, pois ajuda a aliviar tensão, as dores e a fortalecer os músculos.
Como escolher o colchão correto?
Veja a seguir algumas dicas para escolher o colchão ideal para quem tem fibromialgia!
Defina suas necessidades
O primeiro passo é definir o que você precisa para poder avaliar as características que ideais. Ou seja, você deve saber se almeja conforto, melhora de dores na lombar, no alinhamento da coluna, na circulação sanguínea etc.
Verifique a firmeza
O ideal é que o colchão seja intermediário, nem muito duro nem muito mole, mas capaz de sustentar o peso corporal, moldar a coluna corretamente e, ao mesmo tempo, oferecer conforto.
Verifique a densidade
Um dos principais fatores a ser avaliado na hora de adquirir o colchão é a densidade. Colchões com densidades inadequadas tendem a afundar apenas em um dos lados, causando desequilíbrio e dores no corpo. Portanto, ela deve ser adequada ao peso e altura da pessoa, sendo que para casais deve-se considerar o cônjuge maior.
Um grande avanço são os colchões com densidade progressiva, pois além de oferecerem conforto, distribuem e sustentam o peso corporal de maneira equilibrada, alinhando a coluna e evitando dores nas costas e no corpo.
Experimente
É fundamental que você experimente o colchão antes de adquiri-lo. Sente-se e deite-se sobre ele durante alguns minutos, para garantir se realmente é o ideal para você.
Qual o melhor colchão para fibromialgia?
Como já vimos, quem tem fibromialgia tem dores no corpo todo e, portanto, uma sensibilidade maior à dor. Dessa forma, o colchão ideal para aliviar esses problemas deve ser adaptado para proporcionar relaxamento e, consequentemente, mais vigor e qualidade de vida.
O colchão correto para quem tem fibromialgia deve ter espuma de densidade progressiva para corrigir a postura da coluna naturalmente, melhorando a circulação e aliviando as dores. Também é recomendável um que faça massagens no corpo durante a noite.
Para isso, existem colchões no mercado que apresentam funções como a vibroterapia, que é como se fosse uma acupuntura eletrônica. Utilizando energia quântica para atingir os pontos-gatilhos de maior sensibilidade à dor, a vibroterapia diminui a inflamação nesses locais.
Onde posso encontrar os colchões ideais?
Os colchões da Pillowmed são os únicos que apresentam características eficazes em promover conforto, segurança e amenizar as dores musculares em pessoas com fibromialgia.
A Pillowmed oferece colchões com densidade progressiva, infravermelho longo e energia quântica patenteada, promovendo massagem com frequência ajustada ao relaxamento muscular. Isso faz com que os músculos relaxem e a pessoa caia no sono com mais facilidade.
A vibroterapia também ajuda a combater a rigidez muscular, problema frequente de quem tem fibromialgia. Isso é proporcionado partir de movimentos que provocam vibrações relaxantes em todo o corpo. Isso tudo além da função de relaxamento, que estimula a produção de melatonina no organismo — o hormônio do sono que permite dormir melhor.
Além de todas essas funções, o colchão da Pillowmed também tem despertador automático. Com ele, a pessoa acorda com massagem eletrônica e se levanta com maior disposição e alívio das dores pela manhã.
Agora você já sabe como um colchão para fibromialgia apropriado pode fazer toda a diferença na qualidade de vida de quem sofre com a doença. Se você está pensando em escolher um, entre em contato conosco e conheça nossos produtos!
Veja mais: Colchão de massagens | Sintomas de má circulação | Colchão Terapêutico
Gostaria de saber valor do colchão pra quem tem fibromialgia
olá, tenho 80 kilos, 1m e 64 cm e sofro com fibromialgia. Gostaria de saber qual do colchão poderia ser indicado para mim, e o valor do mesmo.