Pillowmed

Ter uma boa noite de sono é fundamental para aumentar a longevidade, melhorar a qualidade de vida e a disposição no dia a dia.

Sem o merecido descanso e com uma postura inadequada ao dormir, o nosso organismo pode deixar de cumprir importantes funções.

Assim, um bom colchão e travesseiro são muito importantes para a qualidade do sono e para a postura corporal.

Por falar em postura, você sabia que deitar de lado é a posição mais adequada?

Junto a um travesseiro e colchão apropriados, essa postura pode evitar trações, rotações, apneia e roncos durante o sono.

Mas, como saber se o colchão está ajustado para o seu corpo?

Ao longo do post, você vai entender melhor como isso pode influenciar na qualidade do sono e na postura corporal e como saber quando trocar o seu colchão. Continue a leitura!

Como o colchão e o travesseiro influenciam no sono?

Se tomarmos cuidado com a postura durante o sono, a saúde do nosso corpo poderá melhorar bastante.

O bom colchão é aquele que se adapta às curvas do corpo. Assim, altura, peso e jeito de dormir contam na hora de escolher um colchão.

Antes de comprar um, faça o teste: ao deitar, a coluna precisa ficar alinhada e não pode haver dor nos ombros, quadris, coluna cervical ou lombar.

Além disso, é importante que o colchão seja mais firme e que a bacia não fique muito elevada ou afundada.

O travesseiro deve se encaixar corretamente no vão entre o pescoço e o ombro.

O seu uso incorreto pode causar dores na região cervical, rigidez no pescoço e dor intensa. Sendo assim, o ideal é evitar travesseiros muito altos ou duros, já que podem forçar a coluna.

Quais são os sinais de que é preciso trocar o colchão?

Além dos cuidados na hora de comprar o colchão ideal, é preciso saber quando é necessário trocá-lo. A seguir, saiba o que deve ser observado.

Falta de firmeza

O sinal mais evidente de que você precisa trocar o colchão é a falta de firmeza.

Esse problema pode acontecer com todos os tipos de colchão, seja porque as fibras se comprimiram, seja porque a espuma afundou ou as molas quebraram.

Deslocamento do preenchimento

Ao usar o colchão frequentemente, o preenchimento pode se deslocar, o que deixa algumas áreas mais elevadas do que outras.

Consequentemente, esse desnivelamento reduz a capacidade de apoio do colchão. Isso pode acontecer tanto em colchões simples quanto em produtos de maior qualidade, depois de muito tempo de uso.

Dores no corpo

Com o uso natural do colchão, a espuma pode se desgastar, causando dores nos quadris, pescoço e lombar, além de criar pontos de pressão.

Por isso, se você acorda com dores nessas regiões diariamente, saiba que está na hora de trocar o seu colchão.

Como foi visto, o colchão e o travesseiro influenciam na qualidade do sono e na postura corporal.

Por isso, é muito importante ficar atento na hora certa de trocá-los, observando o preenchimento e a firmeza. Com isso, você poderá manter noites de sono tranquilas e sem problemas com a postura.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então, conheça as cinco principais causas de dores nas costas e saiba como preveni-las!

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *