Pillowmed

Dormir bem oferece energia, disposição e descanso para o organismo. Mais que ficar na cama por muitas horas, é preciso pensar na qualidade desse momento. Para otimizar os hábitos e dormir melhor, existe a higiene do sono.

O conceito se tornou popular no final da década de 1970 e serve para melhorar o descanso. É um jeito de lidar com a insônia sem remédios e de impor boas práticas para tornar esse período ainda mais adequado. Com as ações certas, seu corpo ficará recuperado.

Quer saber como aplicar essa abordagem em seu cotidiano? Então, veja 5 dicas para controlar a higiene do sono!

1. Fortaleça o ritmo circadiano

Assim como acontece com o sol, que nasce e se põe, o seu corpo também tem um “relógio” interno.

O organismo funciona dentro de um ciclo que é conhecido como ritmo circadiano. Ele determina os níveis de energia, as melhores horas para realizar tarefas e como acontece o sono.

Para fortalecer esse último aspecto, algumas atividades são interessantes. Aumentar a exposição à iluminação natural, por exemplo, fará com que seu corpo reconheça mais facilmente quando é dia ou noite.

Também é recomendado criar um horário regular para dormir e acordar e evitar cochilos longos durante o dia. Assim, o seu relógio interno fica sincronizado e o hábito é favorecido.

2. Tenha cuidado com a alimentação

O que você come e quando decide comer impacta a higiene do sono.

Para aproveitar esse aspecto do jeito certo, evite alimentos pesados antes da hora de dormir. O jantar e a ceia devem ser compostos de ingredientes leves, de fácil digestão e na quantidade adequada.

Além disso, é importante deixar de lado alguns vilões de uma boa noite de sono. Bebidas estimulantes, como as ricas em cafeína e as alcoólicas, atrapalham o corpo a descansar como o esperado. Portanto, o melhor é evitar o consumo após o entardecer para que o organismo não fique acordado além do que deveria.

3. Não utilize aparelhos eletrônicos

Outro grande vilão da higiene do sono é o hábito de usar aparelhos eletrônicos antes de adormecer.

O celular, o computador e até a televisão têm uma iluminação diferente e bem forte, que é responsável por deixar o organismo “aceso”. Além de tudo, o que você vê nas redes sociais ou nos filmes pode deixar a mente agitada e menos propensa ao descanso.

O recomendado é não utilizar esses aparelhos em excesso à noite e evitá-los antes de dormir.

Para prevenir a ansiedade ao adormecer, deixe o celular longe da cabeceira da cama para não sofrer com as notificações ou até com o hábito de olhar o relógio a todo o momento.

4. Vá para a cama na hora certa

O ritmo circadiano é favorecido ao se deitar e se levantar na mesma hora, pois isso gera um costume no organismo. Contudo, ir para a cama sem sono pode ser muito prejudicial. É o caso de quem vai deitar sem a intenção de dormir e decide pensar no dia que termina, no que virá ou adiantar aquela leitura.

O melhor é só seguir para a cama no momento certo, quando estiver com sono e preparado para adormecer. Essa ação faz com que o corpo associe o lugar, em determinado horário, ao descanso. Como consequência, é mais fácil relaxar.

5. Crie as condições adequadas no quarto

A higiene do sono também está ligada às condições do ambiente. O cômodo tem que ter todos os recursos para criar uma experiência positiva, então é hora de arrumá-lo para torná-lo ainda melhor.

Comece pela climatização do quarto, que deve ser agradável, e pela iluminação. Deixar o ambiente escuro favorece o sono profundo e realmente reparador. Também não se esqueça de contar com um bom colchão e um travesseiro de qualidade. Um colchão com energia quântica, inclusive, ajuda a resolver problemas do organismo e estimula o relaxamento.

Como você viu, a higiene do sono é fundamental para a saúde e para um bom descanso. Ao colocar essas dicas em prática, poderá aproveitar melhor esse momento e acordar renovado no dia seguinte!

Para acertar na adequação do quarto, veja como optar por um colchão firme ou macio e realize uma boa compra!

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *