Colchão firme ou macio? Qual o melhor para a saúde? Essas perguntas sempre surgem em nossa cabeça quando pensamos em trocar de colchão. Pode parecer simples, mas não é nada fácil escolher aquele que proporciona o melhor benefício. Isso porque existe uma variedade de tipos, como o macio, firme, de mola, entre outros.
As pessoas passam boa parte da vida dormindo, por isso, é muito importante que as horas de sono sejam bem aproveitadas. Assim, uma boa maneira de garantir qualidade de vida e ter um bom sono é investindo em um colchão de qualidade para garantir o seu conforto.
Um colchão de qualidade deve ser produzido utilizando materiais capazes não somente de proporcionar o conforto necessário durante a noite, mas também para suportar o desgaste ao longo do tempo, de modo que o colchão de qualidade será utilizado ao longo de anos sem sofrer maiores desgastes, tornando o colchão de qualidade a escolha perfeita.
Neste post vamos dar dicas sobre como escolher entre um colchão macio e um firme. Quer ficar por dentro do assunto? Então não perca as nossas dicas para a escolha de um colchão macio ou firme!
Colchão macio
O colchão em que você dorme tem uma grande influência no equilíbrio estrutural. Assim, o correto alinhamento é essencial para a prevenção de dores na coluna.
Vantagens
O colchão macio pode proporcionar um conforto maior e mais acomodação para as articulações. Isso porque o material no qual o produto é feito não proporciona pressão sobre as articulações e, assim, o conforto articular é preservado. Com isso, é possível reduzir as dores nas costas.
Além disso, eles são uma boa opção para as pessoas que adormecem de lado, principalmente para as que dormem em posição fetal. Outra vantagem é que a suavidade do colchão pode ser otimizada com o uso de almofadas, viabilizando um colchão mais firme e com mais suavidade na cabeceira.
Desvantagens
O colchão macio também apresenta algumas desvantagens. Os de mola costumam ceder com muito peso ou, depois de um tempo de uso, criam desvios na coluna. Ademais, costumam ser mais caros do que a maioria dos colchões.
A suavidade também pode pressionar a coluna para fora do alinhamento correto e, consequentemente, reduzir a qualidade do sono. Por isso, é preciso levar em conta os detalhes na hora da compra.
Colchão firme
Os colchões firmes são ideais para sustentar pessoas de até 150 quilos e mantém o alinhamento da coluna adequado.
Vantagens
Se o seu costume é dormir de barriga para cima, o ideal é escolher um colchão firme, pois evitará que você se afunde nele. Esse tipo de colchão é ideal para quem costuma se mexer muito à noite, pois permite que os movimentos sejam realizados com maior facilidade.
Além dessas vantagens, o colchão firme reduz a pressão sobre o sistema circulatório, permitindo que o sangue circule melhor. Ele também permite o uso de travesseiros entre os joelhos e na cabeça.
Desvantagens
Além das vantagens, os colchões firmes apresentam algumas desvantagens, pois podem causar lesões nos quadris e nos ombros. Eles também não são indicados para pessoas com problemas na parte inferior das costas, como artrite, artrose ou escoliose.
Outra desvantagem é que trocar de um colchão macio para um firme pode trazer desconforto por muitos dias.
Assim, o colchão ideal é aquele que não é um colchão macio ou firme em excesso, sendo necessário encontrar um equilíbrio.
A novidade da densidade progressiva
Uma tecnologia que vem revolucionando o mercado de colchões é a Densidade Progressiva. Os produtos que contêm essa inovação conseguem dar suporte para que a coluna fique em posição de descanso. Ao mesmo tempo, oferecem um maior conforto para as articulações e se ajustam ao peso automaticamente. Por isso, essa opção pode ser a melhor para garantir o seu conforto.
Além do conforto, a escolha entre um colchão firme ou macio depende das condições de saúde de cada pessoa. Assim, consulte um médico especializado para maiores orientações sobre o tipo ideal de colchão entre colchão macio ou firme.
Agora que você já sabe como escolher o colchão ideal, confira também como dormir mal pode causar enxaqueca!
6 Responses