Pillowmed

Saiba quais são as principais causas da dor lombar ao dormir

A dor nas costas é uma das queixas mais comuns do dia a dia das pessoas. Em muitos casos, ela chega a limitar a qualidade de vida de muitos indivíduos, comprometendo algumas funções simples do cotidiano até funções laborais. As causas de dores nas costas são diversas, podendo estar relacionadas à má postura, fraqueza muscular, doenças como hérnia de disco, entre outras.

Apesar de muitas pessoas utilizarem anti-inflamatórios, analgésicos e outros medicamentos para a cura, a dor não pode ser ignorada, já que é sempre um alerta.

Assim, é muito importante conhecer quais são as causas e como prevenir esse problema que atinge boa parte da população.

Neste post, vamos falar sobre quais são as principais causas da dor nas costas e como você pode preveni-la. Confira!

1. Fraqueza muscular

A dor frequente nas costas pode ser um sinal de que a musculatura responsável pela estabilização das articulações e da coluna esteja fragilizada.

Quando os músculos específicos que garantem a sustentação da coluna perdem o tônus, eles podem não exercer a função de estabilização corretamente. Isso pode resultar em dor nas costas, podendo também irradiar para outras regiões do corpo como, por exemplo, braços, pernas e pescoço.

A principal forma de prevenção é o equilíbrio entre uma boa alimentação e exercícios físicos regulares. A alimentação com uma quantidade maior de minerais e vitaminas faz com que os músculos sejam fortalecidos. Além disso, ao praticar exercícios, você aumenta a quantidade de massa magra e adquire resistência, prevenindo a fraqueza muscular.

2. Distensão muscular

É uma lesão causada quando as fibras do músculo são alongadas excessivamente. Esse problema pode ocorrer por peso excessivo, postura ruim, movimentos repetitivos, atividades físicas intensas, entre outros. Ou seja, o uso incorreto do músculo é o que provoca a maior parte das distensões, causando também dor nas costas.

Com medidas simples, é possível prevenir a distensão muscular. É preciso ficar atento à postura durante a prática de exercícios e realizar o alongamento diário e o aquecimento antes da atividade física.

3. Postura inadequada

Problema que acomete muitas pessoas, a lombalgia é caracterizada por uma dor na região da lombar e pode se estender para as coxas e nádegas. Os hábitos incorretos da postura estão entre os principais fatores de risco, como a má postura ao sentar, deitar ou ao realizar qualquer atividade do cotidiano.

Além disso, esse problema também pode ser causado por um colchão ruim; aliás, o colchão não deve ser muito duro nem muito mole. Atividades como pilates são uma boa forma de prevenção. É recomendado também evitar deitar de bruços e escolher a posição lateral, com um travesseiro entre os joelhos.

4. Hérnia de Disco

Essa patologia caracteriza-se por uma lesão na coluna vertebral, ocasionando dores nas costas, que podem irradiar para pernas e braços. Acontece quando um disco vertebral sai do lugar e comprime outras estruturas. As principais causas são traumas provocados por repetição de movimentos no esporte e no trabalho, idade avançada e fumo.

A prevenção da hérnia de disco e, consequentemente, a dor lombar ao dormir consiste em corrigir a postura, alongar-se frequentemente, usar técnicas apropriadas de levantamento de peso, fazer exercícios físicos regularmente e não fumar.

5. Bico de papagaio

Essa doença, também chamada de osteófito, causa formigamento e uma dor intensa nas costas, que pode surgir também nas pernas ou braços.

Nesse caso, ocorrem desgastes no disco intervertebral, que dão origem a novas estruturas ósseas, formadas nas bordas das vértebras. Além da má postura ao longo dos anos, outros fatores podem causar o bico de papagaio, como idade, hereditariedade, fraturas e obesidade.

Para a prevenção, o recomendado é manter a postura correta ao dormir, andar e sentar, manter um peso adequado, evitar pegar em carga elevada e praticar atividade física regularmente.

Como mencionado acima, as causas de dores nas costas são bem diversas e é preciso ficar atento aos sintomas. Assim, mantenha a postura correta, pratique exercícios físicos e escolha um colchão adequado para a prevenção. Além disso, não se esqueça de consultar um médico especializado.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre como tratar a dor lombar ao dormir? Então veja como a postura correta na hora de dormir e de levantar evitam dores nas costas!

8 Responses

  1. Os crescimentos ósseos ou osteófitos, particularmente devido à osteoartrite, desempenham um papel importante no aparecimento da dor nas costas.

    Estima-se que até 2050 mais de 130 milhões de pessoas em todo o mundo sofram desta doença que não tem cura.

    Por enquanto é uma doença que não tem cura e o tratamento médico é limitado ao fornecimento de analgésicos.

    Portanto, é importante seguir boas práticas de postura e cuidar dos nossos hábitos como você mencionou no artigo.

    Obrigado pela informação

  2. Mas pra mim que já tenho discopatia degenerativa grau 1 discoartrose e protusao na coluna lombar no l5 qual exercícios físicos posso fazer cAMINHADA é bom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *