Pillowmed

O sono é essencial para as funções biológicas e a sua qualidade pode interferir diretamente no nosso dia a dia. Enquanto dormimos, mente e corpo se recuperam, fazendo com que exista a sensação de descanso durante a manhã. Além disso, o sono também regula a temperatura corporal, consolida a memória e mantém o equilíbrio geral do organismo.

Mais importante do que dormir muitas horas, é a qualidade do sono. Assim, se você consegue ter um sono reparador e tranquilo, poucas horas já são suficientes. Com isso, é possível ter um dia muito mais produtivo e menos cansativo. Neste post, vamos apresentar 4 curiosidades sobre o sono que você precisa conhecer. Confira!

1. O horário para dormir é regulado conforme o relógio biológico de cada pessoa

O relógio biológico trabalha da mesma maneira todos os dias. Se você está acostumado a acordar em um determinado horário e a sua rotina muda, provavelmente você se sentirá cansado e sonolento.

Assim, não existe um horário melhor para dormir, pois isso varia de acordo com o organismo e o cotidiano de cada pessoa. No entanto, se o nosso estilo de vida não é compatível com esse relógio, alguns distúrbios podem surgir, como alterações metabólicas e insônia. Por isso, o ideal é dormir e acordar sempre no mesmo horário para que a sensação de cansaço não apareça.

2. A forma de se alimentar antes de dormir influencia no sono

Uma boa noite de sono está diretamente relacionada com o tipo de alimentação. Logo, dependendo do que se come antes dormir, a qualidade do sono pode mudar, provocando uma noite agitada, não reparadora e até insônia.

Portanto, antes de dormir o ideal é ingerir alimentos que contenham triptofano (aminoácido precursor da melatonina e serotonina, substâncias indutoras do sono), como grãos integrais, iogurtes, tofu e carnes magras. Além disso, carboidratos complexos e alimentos ricos em vitamina B também são essenciais.

3. A ingestão de álcool antes de dormir pode reduzir a fase REM

Muitas pessoas acreditam que ingerir bebidas alcoólicas antes de deitar pode ajudar a dormir melhor. Embora a bebida faça com que muitos adormeçam mais rápido, ingerir a substância reduz a fase REM do sono e pode causar pesadelos, o que resulta em interrupções durante esse período. Além disso, algumas condições como a insônia, apneia e o refluxo gástrico podem ser agravados com o consumo de álcool.

4. O sono prolongado durante o fim de semana não repara noites mal dormidas

Dormir mais durante o fim de semana não é capaz de reparar todos os danos provocados à saúde pelo pouco tempo de sono durante a semana. Esse hábito diminui o estresse e a sensação de sonolência, mas não evita alguns problemas ocasionados pela privação do sono, como a dificuldade de se concentrar.

Como vimos, existem diversas curiosidades sobre o sono que são desconhecidas por muitas pessoas. Por isso, para manter uma boa noite de sono, o ideal é ingerir alimentos leves antes de dormir, evitar consumir bebidas alcoólicas e manter uma rotina de sono regular. Com isso, você evita problemas como estresse e insônia.

Gostou do nosso post e quer complementar a sua leitura? Então entenda a relação entre sono e emagrecimento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *