A escolha de uma boa cama faz toda diferença na hora da qualidade do sono e da sua saúde também. Como a troca desse produto não costuma ser tão recorrente, você sabe quanto tempo dura um colchão?
Um durabilidade está relacionada à qualidade do colchão, por isso, comprar um bom produto é um investimento que traz benefícios para a sua saúde, conforto e, consequentemente, às suas finanças também.
A média de duração de um colchão é de cinco a dez anos de durabilidade, mas, assim como a qualidade, outros fatores influenciam nesse tempo. Para saber mais, continue a leitura!
Como saber se o colchão já passou da validade?
Como vimos, outros fatores devem ser levados em conta para avaliar a durabilidade de um colchão. Saiba quais são eles a seguir.
Colchão desnivelado
Passamos muito tempo dormindo, praticamente 1/3 da vida, e você não vai querer passar essa fase com uma cama desconfortável, certo?
É por isso que um dos sinais que você deve observar é se o seu colchão está desnivelado na parte superior. Caso apresente esse problema, está na hora de trocar.
Com o tempo de uso ou até mesmo pela má qualidade do produto, ele pode ficar desnivelado, prejudicando a sua saúde.
Anos por tempo de uso
Você já parou para se perguntar se um colchão dura realmente o tempo que é informado na data de validade?
Mesmo que você não saiba o tempo exato, afinal, a fita com as informações pode se desgastar, é importante estar atento aos sinais de troca.
Um colchão pode variar seu tempo de uso de cinco a dez anos, dependendo do fabricante e tipo de material usado, mas o mau uso e sobrepeso, por exemplo, podem variar sua durabilidade.
Como é um produto que não costuma ser trocado a cada ano, lembre-se de anotar o tempo de uso e trocar assim que esse período atingir, caso não apresente outros sinais.
Colchão macio demais
Ele pode ser confortável, ainda que macio, mas saiba que, se ele mudou muito desde as primeiras vezes após a compra, você deve trocá-lo.
Após um determinado período de uso, é possível que o produto adquira essa característica — o que não é bom para o seu sono e sua saúde, pois o excesso de maciez pode provocar dores no corpo.
Dores no corpo
Sente dores no corpo sempre que você acorda? É possível que elas estejam sendo causadas pelo tempo de uso do colchão, que, provavelmente, está vencido.
Se você chegou até aqui e descobriu que é hora de trocar seu colchão, entenda rapidamente o que levar em conta na hora de comprar um novo companheiro para as suas belas noites de sono.
O que levar em consideração na hora de comprar um colchão?
Se você notou que já está na hora de trocar de colchão, conheça agora algumas dicas para fazer uma boa escolha:
- conheça os modelos mais adequados para a sua atual realidade, como a escolha entre colchão de mola ou espumas, por exemplo;
- procure recomendações de empresas especializadas em colchões;
- você sabia que hoje já é possível ter um colchão especial para a terceira idade? Lembre-se de verificar a densidade do produto, para se adequar ao seu perfil;
- conheça os diferentes materiais que são produzidos;
- sempre que possível, teste o produto; só assim vai conseguir identificar o melhor colchão. Em empresas focadas na qualidade do sono, é possível agendar uma visita para que um representante vá até a sua casa fazer a demonstração do produto gratuitamente.
Muitas vezes, acabamos não dando importância a esses sinais, como colchão macio demais, desnível ou dores no corpo ao acordar, mas saber quanto tempo dura um colchão vai deixar você atento na hora da troca, sem contar na sua saúde, que só tende a melhorar com as nossas dicas.
Agora que você já descobriu quanto tempo dura um colchão que tal receber mais dicas como essas para manter a sua qualidade de vida? Assine nossa newsletter e receba os conteúdos em primeira mão!
Veja mais: Colchões ortopédicos para coluna | Colchão ideal para coluna | Qual melhor colchão para quem tem hérnia de disco | Tipos de espuma