Poucos hábitos são tão efetivos para melhorar a saúde do que dormir: a pressão arterial é regulada, as informações são armazenadas, ocorre a síntese de hormônios e a memória é fortalecida. Assim, para conseguir todos esses benefícios, uma boa noite de sono é essencial. Além da qualidade do colchão e do travesseiro, as posições para dormir também interferem na qualidade do repouso.
Logo, para podermos relaxar a musculatura e descansar, precisamos de um suporte adequado para não tensionar ou torcer as articulações. Ao dormir em uma posição desconfortável, é possível acordar bastante cansado, além de apresentar dores nos membros, o que torna o conhecimento das melhores posições para dormir ainda mais importante.
Se você quer saber quais são as melhores posições para dormir e ter uma boa noite de sono, continue a leitura!
Melhores posições para dormir: De lado com uma almofada entre as pernas
Deitar de lado, dobrar os joelhos e colocar uma almofada entre as pernas é uma das melhores posições para dormir. Isso porque você consegue manter uma respiração tranquila, deixa a sua coluna alinhada e, consequentemente, tem uma boa noite de sono.
Além disso, essa posição diminui o estresse da parte inferior da coluna e no quadril, sendo uma boa opção para quem tem algum problema na região. O ideal é escolher uma almofada que seja de espessura fina para não desviar a coluna.
Melhores posições para dormir: Barriga para cima
Esta não é a posição mais indicada, mas não é tão ruim assim. Deitar de barriga para cima é ideal para quem deseja evitar torções e dores nos membros no dia seguinte, além de relaxar as articulações. Entretanto, como a coluna apresenta algumas curvas fisiológicas, o recomendado é não dormir sempre nessa posição para não sobrecarregá-la.
Além disso, essa posição também não é indicada para quem sofre de apneia do sono ou ronco, pois dormir de barriga para cima faz com que a língua tampe uma parte da garganta.
Por isso, o recomendável é usar um travesseiro mais baixo para evitar que o pescoço curve para frente e cause desconforto. Ademais, é aconselhável um outro debaixo do joelho, de modo que as pernas fiquem menos estendidas. Também é interessante que os braços fiquem ao longo do corpo e pousados sobre o abdômen, evitando dores musculares.
Melhores posições para dormir: Sobre o lado esquerdo do corpo
Deitar de lado é considerado a posição mais indicada para dormir. Isso porque é possível manter a coluna mais alinhada. Além disso, essa postura permite que tanto os pés quanto a cabeça fiquem na altura do coração, facilitando a circulação.
Ao adotar essa postura, é preciso ficar atento com o travesseiro, que precisa ficar na altura dos ombros para evitar que o pescoço fique tenso ou sobrecarregado. Outra dica é deitar do lado esquerdo, já que o sistema linfático é predominante desse lado.
Do lado esquerdo também ficam outros órgãos, como estômago, pâncreas e coração e, com isso, permite um funcionamento melhor do sistema digestivo e o fortalecimento do sistema cardiovascular.
Como vimos, existem diversas posições para dormir e é preciso ficar atento para qual a melhor para você. Por isso, caso você com dificuldades para pegar no sono, tente uma das posições sugeridas acima. Com isso, é possível ter a sua noite de sono tranquila.
Gostou deste conteúdo? Tem alguma dúvida? Qual a sua posição favorita para dormir? Deixe um comentário em nosso post!