A cantora Anitta foi diagnosticada com hérnia de disco, em agosto de 2018, e surpreendeu os fãs com a notícia. A condição exigiu mudanças em sua rotina, como viajar acompanhada de sua fisioterapeuta e interromper temporariamente o seu passo de dança mais famoso, o “quadradinho”.
Mas o que é hérnia de disco e por que ela acontece? Quais os sintomas e possíveis tratamentos? Vamos explicar tudo neste post, acompanhe!
O que é hérnia de disco?
Antes de definir a hérnia de disco, é preciso entender a estrutura da coluna vertebral, que, como o próprio nome diz, é composta por vértebras. Dentro delas, há um canal por onde passa a medula espinhal ou nervosa.
As vértebras, que podem ser cervicais, torácicas ou lombares abrigam os discos intervertebrais, um tecido cartilaginoso e elástico em forma de anel, cujas funções são evitar atritos e amortecer impactos.
Com o passar do tempo e movimentos repetitivos, os discos intervertebrais se desgastam e podem formar hérnias de disco, isto é, o núcleo gelatinoso sai de sua posição original e comprime as raízes nervosas que emergem da coluna. Como consequência, o paciente passa a sentir dor nas costas e sensação de queimação ou de dormência, mas há casos nos quais a condição não apresenta sintomas.
Quais são os tipos de hérnia de disco?
A hérnia de disco é classificada de acordo com a região afetada da coluna:
- cervical: região do pescoço;
- disco torácica: região do meio das costas;
- disco lombar: região mais baixa das costas.
Os tipos mais comuns são a cervical e a disco lombar, porque são áreas que ficam mais expostas a movimentos e também suportam mais carga.
Quais são as causas e principais sintomas?
A hérnia pode surgir, principalmente, devido à predisposição genética, envelhecimento, sedentarismo e tabagismo. Mas a má postura, o excesso de movimentos repetitivos e carregar ou levantar muito peso também podem comprometer a integridade do sistema muscular que sustenta a coluna vertebral.
Cada organismo reage de forma diferente, então, é possível que pessoas com a mesma condição apresentem sintomas diferentes. A variação vai desde a hérnia de disco assintomática até o surgimento de dor em diferentes níveis: leve, moderada e forte — chegando a ser incapacitante.
Os sintomas atingem diretamente a área afetada. Veja alguns exemplos:
- parestesia (formigamento) acompanhada ou não de dor;
- dormência ou fraqueza em um braço ou perna;
- dor na coluna e em uma das pernas;
- dor na coluna e no braço;
- dor no nervo ciático;
- dor na coluna;
- dor no braço.
Como funciona o tratamento?
Normalmente, as hérnias são tratadas com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, associados a repouso, sessões de fisioterapia e acupuntura. O período para o tratamento deve ser acompanhado por um profissional e dura cerca de um mês. Em 90% dos casos, logo após esse período, o paciente já está apto para seguir com suas atividades de rotina.
Entretanto, quando a hérnia atinge a coluna cervical ela pode provocar a alteração na curvatura e no posicionamento da coluna vertebral. Ou seja, dependendo da gravidade dos sintomas e do déficit motor, o tratamento pode ser cirúrgico ou não. Somente o médico neurocirurgião ou ortopedista poderá indicar o tratamento adequado.
Quais as formas de prevenção?
Agora que você já sabe o que é a hérnia de disco, quais os seus tipos, sintomas e tratamentos, é hora de descobrir como prevenir essa condição. Entre as recomendações mais comuns são a correção da postura (sentado e em pé), prática de atividade física com regularidade, dormir em um colchão adequado e evitar excesso de peso, de bebidas alcoólicas e cigarro.
Além de ter consciência do problema, é preciso tomar medidas preventivas para manter a saúde em dia. Praticar atividades físicas regularmente e evitar maus hábitos são as principais recomendações para diminuir os riscos da hérnia de disco. Lembre-se: a saúde sempre deve estar em primeiro lugar!
Gostou das informações? Assine a nossa newsletter e acompanhe outros conteúdos sobre saúde e bem-estar!
Veja mais: Qual o melhor colchão para quem tem hérnia de disco | Dor lombar ao dormir | Colchão para hérnia de disco | Como escolher a densidade do colchão