Pillowmed

Nada melhor do que voltar para casa depois de um dia longo de trabalho, dormir bastante e acordar descansado no dia seguinte, não é mesmo? Mas uma boa noite de sono não assume somente esse papel revigorante. Os benefícios de dormir bem são muitos; entre eles, fortalecer o organismo, combater infecções e promover a saúde mental e física.

No entanto, quando dormimos mal apresentamos falta de concentração, sinais de cansaço, estresse, irritabilidade e, até mesmo, doenças. Dormir menos que o recomendado ainda diminui a produtividade nos estudos, no trabalho e faz com que a atenção seja desviada frequentemente.

Neste post, vamos apresentar a relação de uma noite bem-dormida com o desempenho durante o dia. Confira!

Quais são os benefícios de dormir bem?

Melhora o desempenho no trabalho

Muitas pessoas que tem o sono interrompido constantemente ou não dormem direito não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono e, consequentemente, não descansam de forma apropriada.

Com isso, os sintomas de uma noite maldormida aparecem durante o dia, como sonolência, fadiga, irritabilidade e dificuldade para se concentrar.

Além disso, o estresse no trabalho pode aumentar os comportamentos de risco, como o uso abusivo de álcool e tabagismo. Logo, dormir mal pode prejudicar o rendimento no trabalho.

Estimula o raciocínio

Ter uma noite de sono ruim pode afetar a atenção, cognição e a tomada de decisão. Assim, pessoas que dormem mal apresentam dificuldades de resolver problemas de matemática ou lógica.

Por outro lado, pessoas que dormem bem podem se concentrar melhor em uma atividade e conseguem resolver os problemas do dia a dia. Além disso, uma boa noite de sono estimula o raciocínio durante os afazeres diários.

Favorece o desempenho físico

Quando dormimos bem e sem interrupções, o organismo produz o hormônio GH, responsável pelo crescimento. Essa substância só é produzida meia hora após a pessoa dormir. Assim, indivíduos que têm o sono fragmentado apresentam dificuldades de sintetizar o hormônio.

O hormônio do crescimento evita o acúmulo de gordura, mantém o tônus muscular e melhora o desempenho físico.

Ativa a memória

Dormir bem durante a noite possibilita que o cérebro processe melhor os novos conhecimentos e experiências, o que fortalece a memória. Durante o sono, o cérebro consolida e processa as memórias do dia.

Assim, noites maldormidas fazem com que as informações não sejam armazenadas corretamente, o que prejudica a memória.

Qual a relação entre uma noite bem-dormida e o desempenho durante o dia?

Dormir bem pode aumentar a capacidade mental, a disposição e, consequentemente, o desempenho. Ademais, ajuda a reduzir a fadiga e melhora a produtividade nas atividades do dia a dia. Por essa razão, é essencial priorizar a qualidade do sono, tanto para a saúde quanto para o sucesso profissional.

Se você não conhecia os benefícios de dormir bem, saiba que uma boa noite de sono pode melhorar o seu desempenho durante o dia. Assim, para conseguir esse efeito, alguns alimentos devem ser evitados durante a noite, pois podem interferir no sono. Logo, evite ingerir chá-preto, café, chocolate, refrigerantes e bebidas energéticas.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então, conheça as cinco fases do sono e saiba o que acontece em cada uma!

Veja mais: Pillowmed | Colchão Macio ou firme | Pillowmed valor | Pillowmed preço

4 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *